Beatriz Lopes* —
O ano de 2008 ficou marcado pela maior crise financeira dos Estados Unidos depois do crash de 1929. O momento histórico deu origem a muitas obras artísticas, inclusive no cinema. Diversos filmes retratam o cenário utilizando histórias reais ou fictícias para trazer à tona situações enfrentadas na época.
Essas obras mostram com detalhes algumas dinâmicas importantes do mercado – quase uma cartilha cinematográfica do investidor. Preparamos uma seleção a partir do tema – a lista termina com um clássico de Oliver Stone lançado no fim da década de 1980: Wall Street: Poder e Cobiça – que conta, inclusive, com uma continuação: Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, de 2010.
A maioria dos longas podem ser encontrados nas plataformas de streaming digitais.
Confira!
1- Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
O longa retrata os momentos que antecedem a crise. A história parte do instante em que uma empresa de investimentos anuncia uma demissão em massa. Ao sair do escritório, Eric Dale (Stanley Tucci), entrega um pen drive a um dos aprendizes, Peter Sullivan (Zachary Quinto), revelando falhas na companhia e a futura catástrofe econômica. A trama gira em torno das personagens tentando evitar que o pior aconteça.
Direção: J.C. Chandor
Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley. Simon Baker, Mary McDonnell e Demi Moore
Disponível em: Amazon Prime Video
2– O Lobo de Wall Street (2013)
Dirigido pelo aclamado diretor Martin Scorsese, o filme conta a história real de Jordan Belfort (interpretado por Leonardo DiCaprio), um corretor de ações da Bolsa de Valores que trabalha em Wall Street.
Após ser demitido, na Black Monday em 1987, o protagonista constrói uma fortuna de maneira ilegal, enganando grandes e pequenos investidores com a venda de papéis falsos nas bolsas de valores norte-americanas. A trama se desenvolve a partir deste processo, até a prisão de Belfort, abordando os temas de empreendedorismo, economia – variações dos índices de desempenho das corretoras e a reavaliação dos papéis, empresas e governos.
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jordan Belfort, Jonah Hill e Margot Robbie
Disponível em: HBO Max e Amazon Prime Video
3– Grande Demais para Quebrar (2011)
Outro filme baseado em livro. Desta vez, a obra de Andrew Ross Sorkin conta como foi a crise financeira de 2008, pelo ponto de vista do Secretário do Tesouro norte- americano, Henry Paulson (William Hurt).
A produção conta com participações especiais de Ben Bernanke (presidente do Federal Reserve), Warren Buffett (maior investidor do mundo) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers).
Direção: Curtis Hanson
Elenco: William Hurt, Topher Grace, Paul Giamatti, Michael O’Keefe
Disponível em: HBO Max
4– O primeiro milhão – Boiler Room (2000)
A trama se passa em um contexto parecido com o de Jordan Belfort – que inspirou o filme O Lobo de Wall Street -, mas em um cenário fictício. Aborda um grupo de jovens que se tornam milionários dentro de uma corretora de valores que pratica ações ilegais e é investigada pelo FBI.
Lançamento: 18 de fevereiro de 2000 (EUA)
Direção: Ben Younger
Elenco: Giovanni Ribisi, Ben Affleck, Vin Diesel e Nia Long
5- A Grande Aposta (2016)
Baseado no livro de Michael Lewis, o filme segue a história de quatro gestores que apostam contra o caos financeiro na iminência da crise. A começar por Michael Burry (Christian Bale), gestor considerado como “gênio” do mercado, que ao avaliar a situação das hipotecas dos EUA reconhece o risco de inadimplência de grande parte dos empréstimos com antecedência e monta uma estratégia para lucrar com o cenário.
Ele direciona bilhões de dólares dos seus clientes nessa “aposta” contra o setor imobiliário, e a estratégia é seguida por outros corretores. O grupo mobiliza uma fortuna na aposta do crash. Apesar dos detalhes técnicos, o filme se destaca por tratar os temas econômicos de maneira didática.
Direção: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, Brad Pitt, Margot Robbie e Selena Gomez
Disponível em: Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video
5– Trabalho Interno (2010)
Para fechar a lista de filmes sobre a crise de 2008, este documentário, narrado pelo ator Matt Damon, mostra tudo o que aconteceu quando os Estados Unidos entraram em uma recessão econômica. Conta desde a origem da crise, até a identificação das peças-chave do mundo financeiro e político que não tomaram as devidas providências para evitar o pior.
Para compor a análise, o filme conta com entrevistas de banqueiros, economistas, jornalistas especializados e políticos.
O longa ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2011.
Lançamento: 8 de outubro de 2010 (EUA)
Direção: Charles Ferguson
Elenco: Matt Damon
Disponível em: Netflix
Terminamos a lista com um clássico sobre o mercado financeiro:
7- Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
Clássico do diretor Oliver Stone, o filme conta a história do jovem corretor de ações Bud Fox (Charlie Sheen). Ambicioso, ele vai atrás de seu ídolo, o bilionário Gordon Gekko (Michael Douglas), e logo começam a trabalhar juntos. Fox enriquece, mas vê sua vida pessoal ir de mal a pior.
A trama mostra um impacto real sobre o mercado financeiro na vida das pessoas, destacando as mudanças no mundo dos negócios e a popularidade mundial da cultura financeira. Em 2010, o filme ganhou uma continuação, também estrelada por Michael Douglas, em “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”.
Lançamento: 11 de dezembro de 1987 (EUA)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Michael Douglas, Charlie Sheen, Oliver Stone e Darryl Hannah
Disponível em: Star+
—
A equipe da SVN conta com profissionais qualificados, aptos para aconselhar as melhores estratégias de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor. Para alcançar seu primeiro milhão com mais facilidade e segurança, entre em contato com um dos nossos assessores.
*Sob supervisão de Priscilla Arroyo