Selic a 4,25% ao ano. Qual o impacto nos investimentos?

16 de junho de 2021 Investimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Selic a 4,25% ao ano. Qual o impacto nos investimentos?

Beatriz Lopes e Felipe M. Piller

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou nesta quarta-feira (16), a taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, para 4,25% ao ano. Essa é a terceira alta consecutiva da Selic. Trata-se de um esforço do Banco Central (BC) para controlar a inflação. 

Em meio a esse cenário, a expectativa dos economistas consultados pelo BC é que a Selic suba para 6,25% até o fim deste ano. 

Mas… o que é Selic? Trata-se da taxa básica de juros da economia. A Selic influencia todas as taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. 

Então, em meio ao ciclo de avanço dos juros, a pergunta é: qual é o impacto do aumento da Selic na economia?

O aumento tem impacto direto nas taxas de juros para pessoas físicas e empresas de maneira geral. “Elevar o custo do dinheiro é um instrumento para incentivar as pessoas a guardá-lo. Isso também torna os investimentos mais atrativos para rentabilizar o capital”, diz Rafael Rodrigues, assessor de investimentos da SVN. 

Renda fixa

Os investimentos que mais se beneficiam com o aumento da Selic estão no grupo de renda fixa, especialmente os títulos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou alguns papéis do Tesouro Direto – como o “Tesouro Selic”. 

Ou seja, em meio a este ciclo de alta da Selic, os investimentos mais conservadores, em tese, ficam mais atrativos. No entanto, a inflação deve sempre ser considerada nos cálculos de rentabilidade.

Embora os juros estejam avançando, a inflação também se encontra em patamar elevado – com alta acumulada de 8,06% nos últimos 12 meses. Portanto, para saber se a rentabilidade é – de fato – atrativa, é preciso sempre descontar a inflação do retorno esperado com o aporte. 

A poupança é um exemplo: mesmo com a Selic em 4,25%, o rendimento real – com o desconto da inflação – está negativo em 4,70% ao ano. 

Confira como fica o rendimento de outras aplicações:

Para informações mais detalhadas sobre a melhor estratégia de investimentos neste cenário de escalada dos juros, entre em contato com um assessor da SVN!