Diversificação, China e porque o dinheiro não pode ser uma obsessão: os conselhos de Ray Dalio na Expert 2020

ray dalio expert 2020

Diversificação, China e porque o dinheiro não pode ser uma obsessão: os conselhos de Ray Dalio na Expert 2020

Diversificação, China e porque o dinheiro não pode ser uma obsessão: os conselhos de Ray Dalio na Expert 2020 640 434 Thomas Mendes

O primeiro dia da Expert XP 2020 já começou com grandes destaques! Entre eles, tivemos uma palestra marcante com Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates (empresa americana de gerenciamento de investimentos) e autor do livro “Princípios”, um dos mais importantes livros de negócios da atualidade.

Confira neste artigo algumas das maiores lições e aprendizados da palestra do Ray Dalio na Expert XP 2020!

“Cash é o pior dos ativos” é que o argumenta Ray Dalio, ao defender a importância da diversificação do portfólio dos investidores. De acordo com Dalio, é um erro acreditar que o dinheiro é mais seguro, já que a impressão monetária o desvaloriza.
“A necessidade de diversificação é de enorme relevância. É possível diversificar e reduzir seu risco sem reduzir o seu retorno”, explica. Para isso, ele comenta que é importante diversificar os ativos, os países e as moedas.

Ainda segundo Dalio, é somente depois da diversificação que você deve pensar qual tática vai usar – e que ela também deve ser diversificada. “Se você faz uma única aposta, você pode cometer um grande erro. Você tem que ter um número razoável de táticas que não sejam correlacionadas”, conclui.

Então, qual o melhor investimento segundo Dalio?

“É muito difícil dizer qual é o melhor investimento. Se fosse fácil, todos colocariam seu dinheiro nele. Diversificação é chave”, diz. No entanto, o fundador da Bridgewater Associates dá algumas dicas: ações de empresas estáveis e ouro podem ser boas reservas de riqueza.

Dalio ainda destaca a importância de não ficar preso a uma única moeda. “Você deve ter reserva de riqueza em muitos países e em muitas moedas”, comenta. Ele citou como exemplo a China e países em desenvolvimento que mantém polos tecnológicos. “China faz parte desse quadro. Se estivermos lidando com novo mundo, novas tecnologias, China deve fazer parte disso. Assim como países em desenvolvimento”, fala.

O que esperar do cenário mundial – e como isso afeta os investimentos

O investidor também deu um panorama do cenário atual mundial. “A impressão de moeda, a compra de ativos financeiros e distribuição de dinheiro é a coisa mais importante nos mercados financeiros no momento”, disse Dalio.

Isso porque, segundo o investidor, as três grandes questões do nosso tempo são:
1) fim do longo ciclo de endividamento;
2) desigualdade de riquezas, disparidade de valores e divisão política;
3) ascensão da China como potência, desafiando os EUA.
Para Dalio, a atual divisão política dos EUA ocorre porque as disparidades de riqueza no país são as maiores desde 1930. Ele ainda enfatizou que a ascensão da China tem gerado uma série de conflitos com os EUA. E, que tudo isso, afeta todo o mercado financeiro. Mas como fugir disso? Já falamos sobre: diversificação. “A reserva de riqueza sempre está em movimento”, diz.

Dinheiro não é a coisa mais importante

Por fim, o investidor deu dicas para quem que ter sucesso. “Sonho mais realidade e determinação. Isso lhe trará uma vida exitosa”.

De acordo com Dalio, o sucesso envolve cinco etapas:
1) Saiba quais são as suas metas;
2) Quando encontrar problemas no caminho, os use como oportunidade de aprender como você encara a realidade;
3) Faça o diagnóstico desse problema para descobrir a sua causa raiz;
4) Uma vez que você fez o diagnóstico do problema, saiba como sair dele;
5) Faça tudo aquilo que disse que faria.

Ele ainda deu mais conselhos. “Faça com que o seu trabalho e sua paixão sejam a mesma coisa. Não trabalhe só por dinheiro, não faça que o dinheiro seja a sua meta. O dinheiro vai dar segurança e liberdade, mas não deixe que isso se torne uma obsessão”, comenta.

O investidor também falou sobre os processos de dor. “Eu tenho uma frase que é dor mais reflexão é igual progresso. Uma experiência dolorosa vai te dizer como você lida com a realidade”, conclui.

Gostou da palestra? Não deixe de assistir aos próximos dias da Expert e acompanhar nosso Instagram para conferir nossas indicações do que ficar de olho durante o evento!