Qual o significado do touro no mercado financeiro?

19 de novembro de 2021 Bolsa de valoresInvestimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Qual o significado do touro no mercado financeiro?

Beatriz Lopes — 

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), inaugurou em frente à sua sede, na Rua XV de Novembro – centro da cidade de São Paulo -, a escultura de um touro. A obra foi idealizada pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli e o economista, apresentador e sócio da XP Investimentos, Pablo Spyer, em parceria com a B3.

Símbolo do mercado financeiro, o ‘Touro de Ouro’ está presente em outras bolsas pelo mundo, sendo a mais famosa localizada em Wall Street, nos Estados Unidos.

Qual o significado do touro no mercado financeiro? 

A tradução de touro para o inglês é bull, e é associada à palavra bullish. Ao pé da letra, a palavra significa otimista. No mercado financeiro, o termo é usado para descrever um contexto favorável à alta da Bolsa.

Retrata o momento em que o mercado está com um “sentimento otimista”, então, as ações tendem a continuar subindo e os investimentos rendendo. 

Há uma outra versão, de que o touro foi escolhido para representar este cenário devido ao seu comportamento animal. Ao atacar, possui o impulso como diferencial. Com a força do chifre, jogam a vítima para cima. Por isso, simboliza o movimento de alta.

Mas não é só o touro que figura o mercado financeiro mundial. Outro animal que aparece para caracterizar a tendência da bolsa é o urso.

E o urso? 

Já o urso, que em inglês é bear, faz associação com a palavra bearish. Diferente do touro, o animal indica a posição de queda da bolsa. Um momento mais pessimista para os investimentos. Isso porque o ataque do animal é feito de cima para baixo. 

Esta ideia pode ser representada ao imaginar um gráfico de linha que destaca o declínio das ações comparado com o o movimento do urso. 

Bullish x Bearish

Dois ataques opostos. Um para alta, e outro para baixa. Portanto, os operadores de mercado trabalham entre esses dois ciclos. 

Para os analistas, o bear market acontece após uma queda de 20% do pico do bullish na Bolsa de Valores. Sendo assim, quanto maior for o período de bullish, mais perto o mercado financeiro se aproxima de entrar em bearish.

O que indica estes momentos são os índices. Uma boa análise deles pode significar onde e como realizar os investimentos de forma positiva.

— 

A equipe da SVN conta com profissionais qualificados, aptos para aconselhar as melhores estratégias de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor. Entre em contato com seu assessor e tire suas dúvidas.