Qual a diferença entre BM&F, Bovespa e Ibovespa?

02 de junho de 2021 Bolsa de valores basico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Qual a diferença entre BM&F, Bovespa e Ibovespa?

Priscilla Arroyo

A Bovespa, fundada em 1980 com sede em São Paulo, é o principal mercado de negociação de ações de empresas de capital aberto do Brasil. Já o Ibovespa é o indicador mais importante do mercado acionário – conhecido também como índice Bovespa.

A BM&FBovespa, por sua vez, foi o resultado da fusão entre a Bovespa e a BM&F, a Bolsa de Mercadorias e Futuros, que aconteceu em 2008. Há cerca de quatro anos, em 2017, a BM&FBovespa fez uma nova fusão com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

A reunião das atividades da Bovespa, BM&F e Cetip deu origem à B3, uma das principais companhias de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, a maior bolsa da América Latina.

A Cetip oferece serviços de para custódia, registro de operações e liquidação de ativos no mercado de títulos públicos e privados. Entre os ativos que passam por ela estão CDB, LCA e LCI. Outra atribuição importante é a realização do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), um dos principais indicadores de mercado.

B3 – atual nome da Bolsa – faz alusão à: Brasil, Bolsa, Balcão. O mercado de balcão é uma alternativa para as empresas que não têm capital aberto para vender títulos e financiar atividades.

O principal diferencial do Balcão em relação à Bolsa é que as os participantes negociam entre si, e os termos de contratos são conhecidos apenas pelas partes negociantes – diferente do mercado acionário, onde os termos são públicos.