• Home
  • Conteúdo.
  • Primeiro dia da Expert 2021 discute as perspectivas da economia brasileira

Primeiro dia da Expert 2021 discute as perspectivas da economia brasileira

28 de agosto de 2021 Economia Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Thais Skodowski —

O primeiro dia da Expert 2021, a maior conferência de investimentos do mundo, reuniu políticos, economistas, empresários e gestores para discutirem sobre as perspectivas da economia e política brasileira.

Veja alguns destaques do dia:

Arthur Lira: um dos primeiros painéis do evento foi com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tranquilizou os investidores ao reforçar o compromisso do Congresso com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Lira ainda afirmou que a reforma administrativa deve ser votada até o início de setembro.

Criptomoedas: já em outro debate na Expert, Marcelo Sampaio afirmou que “ter zero (criptomoedas na carteira) custa muito caro”. O CEO da Hashdex discutiu ao lado de Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, sobre o mundo de criptoativos. Rabelo enfatizou que criptos permitem diversificação de portfólios e protegem a carteira em momentos de estresse.

Bloomberg: o empresário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg também participou da conferência. Bloomberg afirmou que os políticos precisam ser mais transparentes com a população. “Diga a verdade. É melhor cair nas chamas por ter feito a coisa a certa do que manter seu emprego por ser hipócrita”, afirmou.

Ele também falou sobre a agenda ESG. “Nós não precisamos necessariamente ter um movimento para fazer a coisa certa. Deveríamos estar fazendo há muito tempo. Só espero que não seja uma moda passageira”, explicou o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambições e Soluções Climáticas.

Coronavírus: em outro momento da conferência, o empreendedor, professor de marketing e autor Scott Galloway falou sobre os impactos e aprendizados da covid nas nossas vidas. Galloway afirmou que a importância da saúde mental, física e emocional no atual cenário é indispensável. “É hora de você se tornar o cuidador de seus pais? Você tem o relacionamento que deseja com seus irmãos? Você investiu em suas amizades?”, questiona.

Renda Fixa: quais são as opções de investimentos na renda fixa além do Tesouro Direto e ativos bancários?  Alexandre Cruz, sócio fundador da Jive Investimento, Marcelo Urbano, diretor de investimentos da Augme e Fausto Filho, gestor de Renda Fixa e Crédito da XP Asset, debateram sobre oportunidades e desafios para os fundos focados em créditos classificados como: High Yield, Special Situations e Distressed Assets.

Risco Fiscal: Elena Landau e Ana Carla Abrão conversaram sobre os rumos da economia brasileira. De acordo com as duas, o descompasso no arcabouço fiscal é o principal desafio econômico para o futuro.

Já em outro painel, mas seguindo o mesmo assunto, a ministra-chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda (PL-DF) afirmou que o governo está comprometido com o teto de gastos. Ela ainda explicou que a aprovação da Medida Provisória (MP) 1.061/2021 (substitui o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil) não está condicionada com a aprovação da reforma do Imposto de Renda.

Banco Central: no debate sobre a economia e política monetária brasileira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, explicou que houve um descolamento entre as expectativas de mercado e do BC desde a última reunião do COPOM. Ainda segundo Campos Neto, os ruídos da agenda fiscal do governo foram os responsáveis por esse desarranjo.

Empreendedorismo: para finalizar o dia, Chris Gardner, que teve a história contada no filme “À Procura da Felicidade”, trouxe palavras de motivação para os empreendedores que estão passando dificuldade durante a pandemia. “O papel de um empreendedor é transformar uma visão numa realidade”, comentou.