Por que ter um assessor de investimentos?

16 de julho de 2021 Investimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Por que ter um assessor de investimentos?

 Guilherme Murakami

Hoje são muitos os desafios que os investidores, principalmente os mais novatos, encontram na hora de decidir sobre as suas aplicações. Por isso, a atuação dos assessores de investimento é cada vez mais relevante no mercado financeiro brasileiro.

Chamados informalmente de ‘assessores’, os Agentes Autônomos de Investimento (AAI) são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e certificados pela Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (Ancord). Podem ser representados por pessoa física ou jurídica, e têm a possibilidade de trabalhar por conta ou atrelados a um escritório credenciado ou a uma corretora de investimento.

Qual a função de um Assessor de Investimentos? 

A resposta é muito simples e direta: um assessor de investimentos tem como principal objetivo ajudar os clientes a investir melhor. Na prática, ele oferece um atendimento personalizado com base no seu conhecimento sobre a dinâmica e os produtos disponíveis no mercado financeiro. 

Um bom assessor mostra as melhores opções de acordo com o perfil do investidor, o histórico e os objetivos da pessoa ou da família que atende.  Aqui, na SVN, a equipe é especializada em promover um atendimento próximo e sempre ativo. Qualquer mudança no planejamento de vida dos clientes impacta na estratégia da carteira.

Separamos, ainda, alguns fatos pontuais que justificam a importância do serviço de um assessor de investimentos. 

  • Falta de tempo: Muitas vezes as pessoas deixam de dedicar tempo ao trabalho ou de lazer para executar tarefas – como acompanhar gráficos no computador ou smartphone – para estudar os movimentos do mercado financeiro e conseguir aumentar o patrimônio. Essas ações são válidas, mas muitas vezes não são suficientes para embasar uma tomada de decisão. O assessor de investimentos, com seus conhecimentos amplos do segmento, pode sugerir, de maneira assertiva, as melhores opções de investimentos para cada pessoa. Assim, sobra mais tempo para o cliente focar no trabalho, na família e nas atividades que lhe agradam no tempo livre.
  • Informação de qualidade: O assessor de investimentos tem acesso direto aos melhores gestores e casas de análises no mercado, além de acompanhar os emissores bancários. Por isso, consegue separar as melhores opções de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável. Ele está sempre atualizado sobre novidades que podem incrementar os ganhos da carteira. 
  • Educação financeira: O cliente que preferir estudar e se dedicar a avaliar o cenário do mercado para entender quais são as melhores opções para o seu planejamento pode contar com a ajuda dos assessores da SVN. Um dos pilares do escritório é a Educação, por isso, os nossos especialistas estarão sempre aptos a auxiliar no entendimento de todos os tipos de investimento para que o investidor possa embasar a sua decisão pessoal. 
  • Auxílio no acesso a Plataforma de Investimentos: apesar de a plataforma da XP ser simples e intuitiva, ela conta com muitos tipos de investimentos que apresentam prazos e taxas diferentes.  Por isso, o assessor de investimentos pode simplificar essa empreitada ao executar tarefas operacionais como emitir as ordens de aplicação. Ele ainda acompanha a carteira e produz material ao cliente com extratos, relatórios e informes sobre o desempenho do portfólio.

Esses são apenas alguns motivos para contar com a ajuda de um assessor de investimentos. Caso você queira saber mais entre em contato com o time da SVN!