• Home
  • Conteúdo.
  • Onde investir em renda fixa? Títulos atrelados à inflação são boa opção

Onde investir em renda fixa? Títulos atrelados à inflação são boa opção

16 de dezembro de 2021 EconomiaÍndicesInvestimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Onde investir em renda fixa? Títulos atrelados à inflação são boa opção

Boris Bellini*–

Em dezembro, o ritmo do mercado deve ser ditado pela evolução da inflação e das taxas de juros. A partir desses dados, é esperado que os bancos centrais ditem suas políticas monetárias para 2022, e os investidores estarão atentos. “São medidas que têm impacto em todos os outros ativos”, explica Leonardo Morales, Sócio-Diretor da SVN Gestão, parceira da SVN Investimentos.

Outro ponto importante para o momento é o fato de janeiro iniciar um ano eleitoral no Brasil. Com isso, a expectativa é de volatilidade nas taxas de juros, o que causa impacto nos preços dos ativos de renda fixa. Para investimentos de prazos mais longos realizados neste mês, a XP recomenda preferência por ativos indexados à inflação. Dessa forma, é possível garantir ganhos reais acima do IPCA, mesmo com o atual momento de alta nos preços.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é uma das medidas da inflação no Brasil. Ativos que oferecem como retorno uma porcentagem acima do índice garantem rentabilidade real positiva. Até o mês de outubro, o IPCA acumulado de 12 meses estava em 10,67%. No Relatório Focus de 10 de dezembro, a projeção para 2021 ficou em 10,05%.

Um exemplo de investimento que segue a recomendação da XP é o recente CRA da Braskem. A 1ª série, com vencimento em 15 de dezembro de 2028, oferece retorno semestral dos juros em junho e dezembro. Os valores serão limitados ao NTN-B 2028 + 0,70% ou ao IPCA + 4,80% a.a., o que for maior em 14 de dezembro de 2021, um dia após o encerramento das reservas. Rendimento referente à primeira série. Para mais informações, consulte seu assessor de investimentos.

É importante observar que NTN-B se refere às Notas do Tesouro Nacional de série B, que oferecem rentabilidade atrelada ao IPCA.

Braskem

A Braskem é líder no setor petroquímico do Brasil. No país, são produzidos eteno e resinas, como polipropileno (PP), polietileno (PE) e policloreto de vinila (PVC). Além disso, a companhia conta com unidades industriais nos Estados Unidos, no México e na Alemanha.

As perspectivas para a empresa são positivas, principalmente devido ao aumento da demanda para a produção de bens duráveis – como automóveis – e para a construção civil. A receita líquida de vendas da Braskem foi de R$ 77,4 bilhões entre janeiro e setembro de 2021.

CRA

O estoque de CRAs apresenta crescimento anual constante desde 2017 e ultrapassou R$ 62 milhões em novembro deste ano. Os investimentos são isentos de IR e IOF, além de não ser comum a cobrança de taxa de administração. Então, a rentabilidade oferecida é líquida – nenhum valor é descontado dela.

Disclaimer

Ofertas de CRA duram pouco tempo. Entre em contato com seu assessor de investimentos para conhecer as melhores oportunidades disponíveis.

A SVN conta com uma mesa de renda fixa com especialistas aptos para indicar as melhores opções de investimento de acordo com cada perfil. Entre em contato com um de nossos assessores.

*Sob supervisão de Priscilla Arroyo.