Beatriz Lopes* —
Hedge Fund – ou Fundo de Hedge – é uma categoria de fundo de investimento que opera com diversos ativos e estratégias arrojadas, visando o lucro independente do cenário econômico e político. Nele, o investidor tem mais possibilidades e liberdade de aplicar e alocar os recursos da maneira que preferir, pois possui poucas restrições em comparação aos fundos tradicionais.
Com essa vantagem, os fundos de hedge podem investir em ações, títulos privados, opções, swaps, arbitragem de commodities e aquisição de imóveis e obras de arte. E também podem utilizar ferramentas de alavancagem, vendas a descoberto, aluguel de ativos e outras operações estruturadas.
Devido o retorno financeiro maior – e também a variação de riscos – esses fundos necessitam de gestão feita por gestoras especializadas, que se concentram em operações voláteis e de alta complexidade.
A aplicação inicial mínima para este investimento é maior do que as demais, por isso é destinado a investidores qualificados, que possuem uma carteira de investimentos acima de R$ 1 milhão. Além disso, estes fundos costumam ser fechados, disponíveis apenas para investidores convidados.
Por questões regulatórias, os fundos hedge são conhecidos como Fundos Multimercados. Mas nem todos podem ser classificados como tal.
Características
- Liberdade de investimento e alocação de recursos do fundo;
- Administrada por gestores e profissionais especializados;
- Grande volume de operação e patrimônio líquido;
- Pouca divulgação de informações e transparência;
- Cobrança de altas taxas de administração e performance;
- Foco em aplicações arrojadas, majoritariamente em renda variável;
- Maior tolerância ao risco;
- Baixa correlação com investimentos e fundos tradicionais;
- Alto grau de alavancagem em relação ao patrimônio líquido;
- Focado em investidores exclusivos e de alta renda.
O que é o Índice de Hedge Funds da Anbima (IHFA)?
O Índice de Hedge Funds da Anbima (IHFA) é uma referência para os fundos de hedge no Brasil – que, como dito anteriormente, se parecem com os Fundos Multimercados de gestão ativa.
O índice é administrado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), e agrega os fundos mais significativos do segmento na carteira. Para serem incluídos, os produtos devem seguir alguns critérios pré-definidos, como:
- Estar registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na classe de multimercado;
- Não ser fundo fechado;
- Não ser fundo exclusivo;
- Cobrar taxa de performance;
- Divulgar valor das cotas diariamente;
- Entre outros.
Os resultados do IHFA são divulgados diariamente, e ajustado a cada três meses. A dinâmica tem como objetivo manter a representatividade e avaliar a política e característica dos fundos multimercados.
—
A mesa de renda variável da SVN conta com profissionais qualificados aptos para aconselhar as melhores estratégias de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor. Entre em contato com um dos nossos assessores.
*Sob supervisão de Priscilla Arroyo