O que são commodities?

21 de outubro de 2021 InvestimentosMercados Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

O que são commodities?

Felipe Medeiros Piller –

Commodity é a palavra utilizada para se referir, de maneira generalizada, a um produto básico não-industrializado ou com baixo grau de industrialização – na maioria das vezes, trata-se de uma matéria prima. Soja, algodão e minério de minério de ferro, por exemplo, são commodities. O termo deriva da palavra em inglês commodity, que significa mercadoria. 

As commodities estão na base da economia global, e o seu preço é determinado com base na oferta e procura global. Não faz diferença por quem ou onde foram produzidas, suas características são homogêneas. Geralmente, a produção é feita em larga escala e, se armazenadas com o devido cuidado, não perdem qualidade.

Quais são os tipos de commodities?

As commodities são divididas em categorias: financeira, recursos energéticos, agrícola, ambiental, mineral e química. 

Confira alguns exemplos:

FinanceiraDólar, euro, real, etc..
Recurso EnergéticoEnergia elétrica
AgrícolaEtanol, café, açúcar, soja, trigo, milho, algodão, etc..
AmbientalÁgua, madeira, créditos de carbono
MineralMinério de ferro, gás natural, petróleo, ouro, prata, etc..
QuímicaÁcido sulfúrico, sulfato de sódio, soda cáustica, etc..

Como é o investimento em commodities?

O Brasil se encontra na posição de um dos maiores produtores de commodities do mundo, sendo as principais a soja e o minério de ferro. Isso significa que existe influência brasileira sobre o preço praticado nos demais países. 

Ao contrário dos produtos industriais, por exemplo, o preço das commodities não é apontado pelo fabricante. A dinâmica que aponta o valor de negociação – que é internacional – é a oferta e a procura. Se a oferta de soja no mercado global é maior que a demanda, em tese vai sobrar soja, então o seu preço cai. No entanto, se houver aumento de busca, o preço sobe.

Interessado em investir no agronegócio? A SVN possui uma mesa de renda variável que conta com profissionais qualificados para oferecer as melhores soluções para produtores, cooperativas e negociantes. Entre em contato com um assessor SVN para maiores informações.