O que é M&A?

12 de janeiro de 2022 AssessoriaEmpresas Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

O que é M&A?

Boris Bellini*–

M&A é a sigla em inglês para mergers and acquisitions – fusões e aquisições. Trata-se de uma estratégia relativamente comum entre empresas de diferentes portes. Basicamente, a fusão ocorre quando duas companhias se unem dando origem a uma só; e aquisição é quando uma empresa adquire outra. Os dois conceitos são explicados com mais detalhes adiante.

Fusão (merger)

Duas empresas podem concordar que terão melhores resultados se unirem suas forças. Quando esse processo ocorre, ambas deixam de existir e dão origem a uma nova. A operação pode acontecer dentro de diferentes estratégias, dentre as quais são destacados quatro exemplos:

  • Horizontal: as duas empresas atuam no mesmo segmento e concorrem oferecendo produtos da mesma linha.
  • Vertical: uma companhia fornece recursos à outra. É uma forma de aumentar a autonomia do negócio, por exemplo.
  • Congenérica: ocorre quando as duas empresas atuam no mesmo mercado, porém, oferecem produtos diferentes.
  • Conglomerado: neste caso, as companhias atuam em setores diferentes. A estratégia pode visar a conquista de novos mercados.

Aquisição (acquisition)

A aquisição é um processo diferente. Para ocorrer, uma empresa precisa comprar outra e assumir o controle. Neste caso, apenas a companhia adquirida deixa de existir, porém, é possível que sua marca continue no mercado, a depender da estratégia adotada.

O processo também pode envolver tanto empresas de segmentos iguais quanto diferentes. Entretanto, há uma diferença em relação às fusões: uma operação de aquisição pode ser amigável ou hostil.

Quando é amigável, o conselho da empresa adquirida concorda com a venda. Já em uma aquisição hostil, a companhia compradora adquire parte da outra no mercado acionário, sem acordar com o conselho.

Por que realizar uma operação de M&A?

Diferentes benefícios envolvem processos de fusão ou de aquisição. As empresas podem contar com diminuição da concorrência, redução de custos e aumento da fatia do mercado.

Como as operações costumam envolver quantias significativas, além da possibilidade de usar dinheiro em caixa, as empresas podem emitir dívidas para levantar capital visando um processo de M&A.

A SVN conta com profissionais qualificados, aptos para aconselhar as melhores estratégias de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor. Entre em contato com um dos nossos assessores e diversifique sua carteira de investimentos.

*Sob supervisão de Priscilla Arroyo.