O que é liquidez diária?

08 de novembro de 2021 InvestimentosMercados Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

O que é liquidez diária?

Beatriz Lopes —

A liquidez indica a capacidade de um investimento ser convertido em dinheiro real. Quanto mais rápido o saque puder ser feito, maior será a liquidez. Sendo assim, a liquidez diária acontece quando o investidor obtém lucro no mesmo dia em que realiza o resgate – a aplicação é vendida a qualquer momento, oferecendo maior flexibilidade.

As aplicações com liquidez diária são destinadas, na maioria das vezes, para investimentos de curto prazo. São, também, uma das melhores opções para criar uma reserva de emergência.

Por que é importante contar com a liquidez?

Uma das vantagens – e características – da liquidez diária, é o resgate imediato. Por isso, é indicada para a reserva de emergência, ou seja, aquele dinheiro que está investido mas que pode ser resgatado a qualquer momento. 

A reserva deve ser equivalente a seis meses do custo de vida do investidor, e deve permanecer em ativos com alta liquidez. Com essa opção em mãos, o investidor permanece com os lucros das aplicações a longo prazo e desfruta da liquidez diária das outras aplicações.

Investimentos com liquidez diária

Entre os investimentos que oferecem liquidez diária, estão dois de renda fixa: o CDB (Certificado de Depósito Bancário) de curto prazo e o Tesouro Selic

CDB – O Certificado de Depósito Bancário são títulos emitidos por instituições financeiras. Ao investir em um CDB, o cliente empresta dinheiro para o banco, e recebe uma remuneração baseada no percentual de um índice de referência, o CDI.

Tesouro Selic – São títulos públicos emitidos pelo governo, cuja rentabilidade está ligada à Selic – taxa básica de juros da economia brasileira. Os papéis desta aplicação possuem liquidez diária. 

Fundos do Tesouro Selic – Por meio destas aplicações, é possível alocar em vários ativos de recursos diferentes ao mesmo tempo. Com a liquidez diária, o investidor tem a opção de solicitar resgate e ter o dinheiro no mesmo dia. 

Já nas ações, a liquidez varia conforme o ativo. Os papéis que são mais negociados têm, portanto, maior liquidez. 

A poupança oferece liquidez diária e resgate imediato, no entanto, o seu rendimento em outubro de 2021 estava abaixo da inflação.

IOF na liquidez diária

Os investimentos com liquidez diária citados anteriormente – CDB e Tesouro Selic – possuem incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em resgates feitos em menos de 30 dias da aplicação. Por isso, não é recomendado resgatar o dinheiro no primeiro mês.

A alíquota do IOF segue a tabela regressiva, que diminui com o tempo – começando com 96% no primeiro dia. Sendo assim, a cobrança prejudica a rentabilidade. 

Entretanto, mesmo com o IOF alto, as aplicações em liquidez diária compensam mais do que a poupança.

Liquidez x Rentabilidade

O tripé dos investimentos, muito comentado no mercado financeiro, é formado pela liquidez, segurança e rentabilidade. A trindade trabalha em conjunto, mas nem sempre de maneira equilibrada, por isso, é preciso levar em consideração o perfil de investidor e o objetivo da aplicação para escolher o investimento mais adequado.

A diferença entre liquidez e rentabilidade se deve ao fato de que a primeira, como já dito, é sobre a capacidade do ativo se transformar em dinheiro, e a segunda, é o percentual de remuneração dado após o aporte. 

Os investimentos que oferecem melhor rentabilidade costumam ter menor liquidez. Como acontece em muitas opções da renda fixa: é comum encontrar taxas de rendimentos maiores para o longo prazo, mas a liquidez é baixa.

Com o dinheiro sendo investido a longo prazo, sem resgate, o investidor possui maior controle sobre ele, então os títulos oferecem remunerações mais vantajosas. E caso haja a necessidade de resgate antecipado do dinheiro, ele não vai estar disponível por causa da liquidez baixa. 

Sendo assim, é importante definir o que priorizar na estratégia de investimentos:  rentabilidade ou liquidez.  

A equipe da SVN conta com profissionais qualificados, aptos para aconselhar as melhores estratégias de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor. Para compor sua carteira com investimentos de maior liquidez diária, entre em contato com um dos nossos assessores.