O que é Federal Reserve?

14 de janeiro de 2022 Mercados Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

O que é Federal Reserve?

Beatriz Lopes* –

O Federal Reserve System (Fed) é o Banco Central dos Estados Unidos. Sendo assim, funciona de forma similar ao BC do Brasil, atuando na supervisão do sistema bancário e na definição das políticas monetárias. 

O Fed é composto pelos grupos: Board of Governors (Conselho de Governadores, com 7 membros) e o conjunto de bancos regionais, que funcionam como “filiais”  nas maiores cidades do país:

Cada filial tem seu próprio presidente que, junto dos membros do Conselho De Governadores, formam o Federal Open Market Committee (Fomc), responsável por definir a taxa de juros do país – como o Copom (Comitê de Política Monetária) no Brasil.

Como a economia norte-americana é a maior do mundo (e o dólar, a moeda de referência), qualquer medida por – como a subida de juros que deve acontecer nos próximos meses – afeta outros países, em especial os emergentes, como o Brasil. Por isso, é importante entender a sua dinâmica.  

Como o Fed funciona?

Criado em 1913, para supervisionar toda atividade bancária nos Estados Unidos, a autoridade monetária tem estrutura para agir de forma autônoma e independente. 

O presidente e o vice-presidente são escolhidos pelo governo e as decisões tomadas, não precisam ser aprovadas pelo Legislativo ou Executivo para serem executadas.  

O Fed tem como funções principais:

  • Definir e conduzir a política monetária e cambial dos Estados Unidos;
  • Fiscaliza a atuação dos bancos centrais de cada distrito americano
  • Garantir a estabilidade do sistema financeiro do país;
  • Gerir o sistema de pagamentos;
  • Regular e supervisionar as instituições financeiras;
  • Promover o desenvolvimento sustentável da economia.

O que é Fomc?

Federal Open Market Committee (Fomc) é o colegiado responsável por definir a  política monetária nos Estados Unidos. Isso inclui: 

Taxa básica de juros: taxa paga pelo governo para captar investimentos no mercado financeiro. No Brasil, temos a taxa Selic

Taxa de redesconto: taxa cobrada pelo governo para emprestar dinheiro aos bancos comerciais.

Depósito compulsório: percentual dos depósitos dos bancos comerciais que precisam ser depositados no FED em reservas financeiras.

Impacto da decisão do Fed em países emergentes

Quando a taxa de juros dos EUA sobe, o mercado financeiro enfrenta um fenômeno chamado “flight-to-quality”. Na prática, os investidores tendem a migrar uma parcela maior dos recursos para os títulos do governo norte-americano, considerados uma das opções de aportes mais seguras do mundo. 

Hoje, a taxa de juros do Fed encontra-se baixíssima, perto do zero. No entanto, a percepção do mercado é que o Fed elevará os juros nos próximos meses para conter a pressão inflacionária da retomada da economia em meio ao arrefecimento da pandemia. 

A equipe da SVN prioriza a relação próxima com as pessoas e famílias para buscar as melhores estratégias de acordo com os objetivos e perfil de investidor. Para mais informações, entre em contato com um dos nossos assessores. 

*Sob supervisão de Priscilla Arroyo