O que é capital de giro?

O que é capital de giro?

O que é capital de giro?

O que é capital de giro? 1328 886 SVN Invest

Priscilla Arroyo

Trata-se dos recursos financeiros necessários para arcar com o pagamento das despesas de uma empresa. É a base financeira do negócio, o que garante a continuidade do seu funcionamento.

Com o capital de giro – ou capital circulante – as empresas pagam despesas operacionais, como fornecedores, impostos e salários. O recurso é utilizado também para arcar com o financiamento dos clientes em caso de pagamento de vendas à prazo.

Gestão de capital de giro

O capital de giro é um dos pontos mais importantes da administração de uma empresa, pois independente da atividade exercida, a companhia necessita ter capacidade de honrar os seus compromissos financeiros.

O gestor controla os recursos que entram (ativos) e outros que saem (passivos) do caixa, equilibrando essa dinâmica para garantir os pagamentos do negócio.

A falta da gestão adequada do capital de giro é muitas vezes apontada como a causa do insucesso dos negócios.

Capital de giro líquido

Enquanto o capital de giro se restringe às movimentações operacionais do negócio, o capital de giro líquido considera todos os ativos e passivos circulantes de curto prazo. O cálculo do capital de giro líquido inclui saldo em caixa, aplicações financeiras e empréstimos, fatores que não são considerados no cálculo do capital de giro.

Ativo circulante são bens que a empresa já tem, como dinheiro em caixa ou no banco, mais aquilo que pode ser transformado em dinheiro, como estoque, contas a receber e aplicações financeiras.

Já o passivo circulante são as obrigações de pagamento, como contas a pagar, impostos, empréstimos, duplicatas, folha de pagamento, entre outros.

O capital de giro líquido, ou capital de circulante líquido é obtido subtraindo o passivo circulante do ativo circulante.

Se o resultado for positivo, significa que a empresa pode honrar todos os seus compromissos financeiros no curto prazo, ou em um período de 12 meses. Se for negativo, mostra uma fragilidade financeira.

Essa conta é considerada como um indicador da saúde do negócio, ou seja, mostra se a empresa tem capacidade de arcar com as suas despesas imediatas.