Beatriz Lopes* —
Break even point (BEP) é o “ponto de equilíbrio” de uma empresa. Ou seja, quando os custos e as despesas operacionais estão iguais à receita – não há prejuízo e nem lucro. Por estar no “zero a zero”, é um marco para o lucro ou prejuízo da companhia.
Uma empresa cujos gastos mensais totalizam em R$ 20 mil, e o faturamento também totaliza R$ 20 mil está em ‘break even point’, ou BEP. O BEP é também o ponto de virada, pois aponta o crescimento ou a queda de um negócio.
O break even é positivo quando uma empresa nova no mercado precisou de investimento para sua abertura e, depois de um tempo, conseguiu atingir um faturamento superior à aplicação, passando a obter lucros. Ou mesmo quando a companhia sai de uma crise, depois de tempos operando no vermelho – quando as despesas superam as receitas.
Entretanto, o processo de falência dos negócios também passa pelo break even. Isso ocorre quando os custos aumentam e o faturamento cai. Então, a empresa aciona um sinal vermelho temporário, e coloca o BEP como meta, para garantir o suporte necessário nas finanças.
Para que serve o break even
O break even point serve, principalmente, como um indicador da saúde financeira de uma empresa. A medida pode ser usada para categorizar os resultados positivos e negativos, e orientar os próximos passos da gestão para que não haja queda.
Sendo assim, permite uma visão ampla e estratégica do negócio, pois pode servir de base para a precificação dos produtos e/ou serviços oferecidos. Pode ser, igualmente, o ponto de partida para a promoção de mudanças no negócio para gerar mais produtividade.
Os analistas de mercado podem considerar o BEP na análise fundamentalista para avaliar a sustentabilidade do negócio. Para acompanhar o break even, é necessário fazer um cálculo simples como parâmetro.
Ao avaliar o break even, o investidor tem uma visão panorâmica sobre o negócio que escolheu ou está disposto a investir.
—
A equipe da SVN conta com profissionais qualificados na mesa de renda variável, que podem direcionar os aportes de acordo com o perfil e os objetivos de cada cliente. Entre em contato com um dos nossos assessores.
*Sob supervisão de Priscilla Arroyo