O que é B3?

O que é B3?

O que é B3?

O que é B3? 1000 667 SVN Invest

Priscilla Arroyo

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a empresa que administra a Bolsa de Valores de São Paulo, a maior da América Latina. Lá se concentra toda a negociação de ações do País, sendo um local seguro para transação de compra e venda de valores mobiliários.

A B3 é responsável pela criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos.

Além de ações, a sua plataforma permite negociar derivativos, títulos de renda fixa privada, moedas, títulos públicos e commodities. Suas atividades são supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ibovespa

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3. Nele estão reunidas as ações das principais empresas do mercado de capitais brasileiro que realizaram IPO.

Reavaliado a cada quatro meses, o índice que existe desde 1968 é resultado de uma carteira teórica de ativos, composto pelas ações e units de companhias listadas na B3. Trata-se de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de capitais nacional.

Cálculo do número de pontos

Quando o número de pontos do Ibovespa avança, significa que a média do preço das ações que o compõe valorizou. Por outro lado, a queda da pontuação indica que boa parte dos papéis fecharam o dia em desvalorização.

O cálculo do número de pontos do índice, que sobe e desce durante todo o pregão, é feito de maneira automática a partir do peso que a ação tem na carteira teórica e o valor de sua cotação no dia. O peso da ação é multiplicado pela sua cotação, e essa soma corresponde ao número de pontos do Ibovespa.

Esses pontos representam o montante, em reais, que um investidor precisaria desembolsar para comprar as ações no índice em suas devidas proporções. Se o Ibovespa está a 115 mil pontos, significa que seriam necessários R$ 115 mil para montar uma carteira exatamente igual a do índice. De maneira simples, é possível dizer que cada ponto no Ibovespa equivale a R$ 1.

Outros índices da B3

Além do Ibovespa, a B3 abriga mais 22 índices que servem como bússola para os investidores acompanharem o mercado. O IBrX-50, por exemplo, reúne os 50 papéis mais negociados da Bovespa. Já o Índice Small Cap mede o comportamento das empresas de menor capitalização.

Há também os índices dedicados a medir o desempenho de setores, como o Índice Imobiliário (IMOB), que reúne ações de empresas dos segmentos imobiliário, construção civil e de intermediação e exploração de imóveis.

Horário de funcionamento da Bolsa

O mercado de ações à vista tem pré-abertura entre 9h45 e 10h, e as negociações acontecem entre 10h e 16h55. O call de fechamento – momento final de compra e venda que permite a participação de determinados papéis – ocorre das 16h55 às 17h.