Malala na Expert 2020: “Sua voz pode mudar o mundo”

Malala na Expert 2020: “Sua voz pode mudar o mundo”

Malala na Expert 2020: “Sua voz pode mudar o mundo” 768 512 Thomas Mendes

Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014 e co-fundadora da Fundação Malala, encerrou a Expert 2020.

A ativista pelo direito universal à educação contou o que de mais importante aprendeu até o momento na sua jornada. “Todo mundo pode desempenhar o seu papel e fazer a sua parte”.
A paquistanesa foi baleada quando tinha 15 anos, em 2012, quando seguia em um ônibus escolar. O ataque ocorreu porque Malala se destacava na luta pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão, um país dominado pelos talibãs – contrários ao ensino para as mulheres.

“Tentaram me aterrorizar com um tiro porque a minha voz era tão poderosa que causava medo em algumas pessoas”, disse. Foi a partir do ataque que ela percebeu que mesmo tão jovem, era importante na luta. “Sua voz pode mudar a comunidade, disse.

Para Malala, a educação é fundamental, principalmente na vida das mulheres. “Educação é uma parte extremamente importante no empoderamento e emancipação de uma mulher”, complementou. Ela citou como exemplo a própria mãe, que estudou até os seis anos, e que tinha dificuldades para fazer coisas cotidianas, como marcar uma consulta médica sozinha.

Ela ainda demonstrou preocupação com o futuro de meninas que estão afastadas da escola por causa da pandemia. “O temor é que elas não consigam voltar para a escola”.

Sobre Malala Yousafzai

Formada no curso de Filosofia, Política e Economia da Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas do mundo, Malala afirmou que é preciso que os governos aumentem o financiamento em educação.

Zlauddin Yousafzai

O pai de Malala, Zlauddin Yousafzai, também participou da conversa. Para ele, a principal contribuição na educação da filha foi permitir com que paquistanesa manifestasse suas opiniões.

“Não me perguntem o que eu fiz. Me perguntem o que não não fiz. Como pai, eu não cortei as asas dela”, concluiu.

Saiba mais