Howard Marks na Expert 2020: “Tudo que é importante na área de investimentos é contraintuitivo”

Howard Marks Expert 2020

Howard Marks na Expert 2020: “Tudo que é importante na área de investimentos é contraintuitivo”

Howard Marks na Expert 2020: “Tudo que é importante na área de investimentos é contraintuitivo” 696 467 Thomas Mendes

“As crises anteriores eram financeiras. Essa é uma crise da área da saúde que causou uma crise financeira”. Foi assim que Howard Marks, vice-presidente e um dos sócios-fundadores da Oaktree Capital, uma das maiores gestoras do mundo, iniciou o painel “A visão de um dos maiores investidores do mundo” neste terceiro dia de Expert 2020.

Para Marks, justamente por ser uma crise única, o período é de bastante incerteza. “Os bancos centrais injetarem milhões na economia não vai resolvê-la”, disse.
No entanto, o experiente investidor afirma que esse momento pode ser uma boa oportunidade de otimizar os ganhos.

“Quando a incerteza é grande, é preciso reconhecê-la e investir com certa cautela. Por outro lado, quando todo mundo entende que há bastante incerteza, a tendência é vender títulos, os que os tornam muito baratos. Se as pessoas estiverem vendendo demais por causa da incerteza, você deve comprar”, comentou.

Ainda segundo Marks, em março, quando a incerteza em relação ao coronavírus era enorme, ele foi bastante agressivo nas compras. Já agora ele sugere mais cautela.

Na mão de especialistas

“Tudo que é importante na área de investimento é contraintuitivo. Tudo que é óbvio é errado”, disse. Ele ainda afirmou que o objetivo sempre é comprar na baixa, mas que psicologia humana faz com que as pessoas façam o contrário.

O gestor também destacou que é o preço da ação que deve mover o investidor “Uma coisa que faz os investimentos serem difíceis é que não importa se um setor é atraente ou não. É o preço das ações”, disse.

Justamente por esses fatores é que Howards considera que investir não é uma tarefa fácil. “É preciso aceitar que investir é um campo desafiador e deve ser deixado na mão de especialistas”, complementou.

Diversificação

Assim como Ray Dalio, que participou do primeiro dia de Expert, Howards enfatizou a importância da diversificação. “Eu acho muito importante para todo mundo que queira limitar o risco dos ativos a diversificação. É desejável diversificação geográfica, não ter ativos só no seu país, e estratégica, ativos em ações, títulos e outros investimentos alternativos onde gestores têm um papel ativo”, conclui.