Expert 2020: O novo comportamento dos consumidores e o papel das lideranças na crise

guilherme benchimol expert 2020

Expert 2020: O novo comportamento dos consumidores e o papel das lideranças na crise

Expert 2020: O novo comportamento dos consumidores e o papel das lideranças na crise 2240 1260 Thomas Mendes

Um time de grandes líderes encerrou o segundo dia de palestras da Expert 2020. Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc, Carlos Brito, CEO da Anheuser-Busch InBev e José Galló, presidente do conselho da Lojas Renner, discutiram o papel das lideranças nessa atual crise provocada pelo coronavírus.

Os três destacaram a mudança no comportamento do consumidor durante a pandemia. “A crise veio para acelerar tendências. O cliente está mais preocupado com saúde mental, com sustentabilidade e com inovação”, comenta Brito. Ainda de acordo com o CEO da AB InBev, o novo normal dos clientes exige “mais conveniência, menos contato e mais entretenimento em casa”.

Para Galló, o grande desafio será manter a simplicidade aliada a efetividade que foram conquistadas durante esse período. “A gente percebeu que a complexidade e a burocracia não servem mais para esse mundo. A nossa complexidade organizacional desencanta o cliente”, disse.

Já Benchimol deu a dica do que ele considera o novo ouro dos líderes. “Aprender a trabalhar com dados é fundamental no novo mundo. Dados são o novo ouro. Como o cliente está totalmente conectado, é preciso aprender como e quando se conectar com ele”, explica.

Otimismo com o Brasil

Sem menosprezar os efeitos trágicos da pandemia, os líderes se mostraram otimistas com o futuro, principalmente do Brasil.

“Por mais que a crise seja muito grave, eu acredito que vai ter um estímulo muito grande para as pessoas começarem a correr atrás dos seus sonhos”, comenta o fundador da XP.

Benchimol diz que acredita que o cenário de juros baixos impulsionará novos empreendedores e, por isso, deu mais um conselho. “O segredo é sonhar grande, mas começar pequeno. Pequeno você consegue ajustar a sua velocidade”.

Galló também compartilha dessa visão. “O futuro agora é empresa e empreendedorismo. Esse será o grande valor nos últimos anos”, disse.

Ainda Brito destacou o talento dos brasileiros. “O brasileiro sabe encontrar soluções. O nosso principal produto de exportação, que viabilizou toda a nossa expansão, foi o talento brasileiro”, conclui.

E aí, o que achou do segundo dia do evento? Não deixe de acompanhar nosso Instagram para conferir nossas recomendações diárias!

Saiba mais