Dia do Cliente: agradecemos pela parceria sempre!

14 de setembro de 2021 Assessoria Básico

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Dia do Cliente: agradecemos pela parceria sempre!

Equipe SVN —

A SVN é um dos três maiores escritórios de investimentos parceiros da XP. Há 15 anos no mercado, a empresa nasceu em Maringá, no Paraná, e hoje está presente em nove cidades. Daí o leitor pode estar se perguntando: mas este texto não é sobre o Dia do Cliente, data comemorada em diversos estados do Brasil todo dia 15 de setembro?

Sim! No entanto, para além de mais um texto típico produzido para a data, este é uma homenagem. A vocês, clientes, parceiros, que confiam no nosso trabalho. Que entregam mais do que o patrimônio para a SVN ao nos conceder um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ceder à outra: a confiança.

Essa confiança que nos fez chegar até aqui, crescer de maneira orgânica, saltar de R$ 1 bilhão em patrimônio assessorado em 2018 para os atuais R$ 10 bilhões. A maior parte desse crescimento se deu com base em indicações, o que nos deixa felizes e realizados. 

O ano de 2021 está sendo um marco na nossa história, pois entramos em uma nova fase, com a equipe em crescimento acelerado. Já somos mais 296 pessoas! Seguimos nos organizando para manter sempre essa relação próxima com vocês, investidores, agora e nas décadas seguintes. Afinal, esse é um dos principais pilares da nossa cultura.      

Meta: fazer melhor que ontem sempre

Todos os dias, nos esforçamos para fazer melhor que ontem, para otimizar um detalhe, encontrar uma palavra melhor para nos expressar. Afinal, a lógica de montar um plano de investimentos assertivo reflete a dedicação que cada assessor aplica para montar as carteiras, escolher quais produtos são mais eficientes de acordo com a história de cada cliente ou família. 

E essa relação vai muito além da mesa de escritório, claro. Muitos dos mais importantes negócios são fechados fora do horário comercial. Da mesa de um restaurante, as conversas geralmente evoluem para visitas nas quais conhecemos toda a família do investidor ou da investidora que estamos atendendo. 

Conforme passa o tempo, a convivência fica mais estreita, e a parceria se fortalece. Afinal, praticamente todos os meses as carteiras são rebalanceadas, e isso é feito em conjunto: o assessor apresenta a parte técnica, e o investidor mostra o caminho que está disposto a seguir. 

Na prática, essa troca de ideias é a base para uma parceria de sucesso. Em alguns casos especiais, essa relação se torna uma terna amizade. Não é raro isso acontecer, afinal, queremos atender o cliente ou a família para o resto da vida! Só tudo isso. 

“Muitas vezes eu ligo para os clientes e conversamos mais sobre outros assuntos do que sobre a carteira de investimentos. Só conseguimos ter essa proximidade porque pensamos muito além do trabalho”, diz Henrique Estela, assessor e sócio da SVN.  

“É essencial cultivar essa relação mais humana, próxima, na qual compartilhamos interesses em comum como música, vinho, carro, relógio. Isso ajuda tanto no tema investimentos, quanto torna a rotina mais agradável”, afirma. 

Uma mãozinha nos negócios

Jhonny Oliveira, assessor e sócio da SVN, destaca que o Brasil passa por um momento muito especial no segmento de assessoria financeira. Com a democratização dos investimentos trazida pela plataforma da XP – pioneira no mercado nacional –   a relação com os investidores é muito diferente do que era em um passado recente, quando os clientes eram tratados de maneira comercial pelos gerentes de banco. 

“As pessoas que atendemos são mais do que simples clientes, têm uma relação muito forte de confiança nessa troca. Por isso, o caminho natural é compartilhar o nosso lado pessoal”, diz. Esse é o primeiro passo na construção de um laço afetivo de amizade e companheirismo.  

Oliveira lembra de uma situação prática que demonstra essa relação: uma cliente que é  dermatologista estava abrindo uma clínica em São Paulo, mas não entendia muito da parte financeira.

“Então eu me ofereci para fazer um estudo de viabilidade do negócio, pensar nos valores, fluxo de caixa, retorno sobre os investimentos da clínica e tudo mais. Coisas que fogem bastante do meu trabalho de assessoria”. Situações como essas fortalecem os vínculos de confiança.

Empatia em primeiro lugar

Para além dos negócios, o ato de se identificar com o sentimento do outro, tentar sentir o que outra pessoa sente, é um dos maiores desafios das sociedades pós-modernas – nas quais geralmente o individualismo predomina. Esse exercício, que chamam de empatia, é essencial para criar relações verdadeiras ao longo da vida.

Isso independe, claro, de posição social ou sucesso nos negócios. A empatia geralmente gera histórias marcantes como a da assessora e sócia da SVN Beatriz Prata e a sua cliente Rosa*, mãe de Afonso*, um antigo colega de trabalho. “Afonso não resistiu a um acidente de moto e faleceu, o que deixou todos nós, amigos, e principalmente a família desolada”, conta Beatriz. 

Rosa era atendida por um colega da SVN que, ao presenciar a situação da perda do filho, prontamente passou a carteira da cliente para Beatriz, pois ele acreditou que a proximidade com uma amiga de Afonso a ajudasse a superar o momento difícil. “Tenho uma relação muito fraterna de troca com a Rosa, cuido das finanças dela há anos com muito carinho”, diz. “Ela divide muitas coisas da vida dela comigo. É uma cliente especial, que me faz sentir especial como assessora e como pessoa. Eu marquei ela, e ela me marcou”. 

Por aqui, na SVN, seguimos colecionando boas histórias. E te convidamos para fazer parte disso! 

Feliz Dia do Cliente 🙂