19 de fevereiro de 2019

Como apresentamos seus investimentos – A importância da assessoria na decisão e planejamento

O assessor de investimentos é o profissional que ajuda os clientes a investirem bem o dinheiro. Ele estuda tudo o que compõe a estrutura financeira atual do investidor e seu estilo de vida, para descobrir a melhor aplicação a curto, médio e longo prazo. E o melhor de tudo… sem cobrar nada para prestar esse serviço especializado.

Um dos assessores de investimento da SVN, Jhonatan Tonsic, explicou que na primeira reunião com o cliente é preciso entender o objetivo de prazo do investidor, e o nível de risco que entende ser adequado ao perfil dele. “Isso influencia se terá todas as aplicações em renda fixa, ou se uma parcela será em renda variável, como ações, fundos de ações e fundos multi-mercado”, ressaltou.

Tonsic disse que explica para a pessoa como funciona a assessoria e que, no caso da SVN, o valor mínimo é de R$ 100 mil para acompanhamento ativo da carteira mensalmente. “Nós auxiliamos o investidor com as informações dos ativos disponíveis no mercado para que o cliente tome a decisão sobre o que fizer mais sentido para ele. Alinhamos as expectativas de rentabilidade, de acordo com o risco que se pode ter na carteira, e a relação de retorno quanto ao prazo, principalmente na renda fixa”, afirmou o assessor.

Depois desse primeiro contato, os corretores fazem uma pesquisa e uma análise dos produtos mais adequados ao perfil do investidor e à expectativa de rentabilidade e liquidez. “Na segunda reunião, apresentamos as melhores opções de investimentos que estão disponíveis na plataforma da XP, os produtos que são mais alinhados com o que ele busca. A nossa meta é fazer com que o cliente atinja o objetivo o quanto antes. A nossa meta é a meta do cliente”, disse Vladimir Pires Martins Filho, assessor da SVN.

Segundo Martins, a recomendação não é colocar todo o valor, todo o montante do cliente em um único investimento. “Buscamos estratégias diferentes, para que analisando o todo, o investidor possa ter um retorno mais significativo. Depois de explicar cada produto oferecido, deixamos o cliente à vontade para fazer qualquer alteração na carteira dele, porque a decisão final é sempre do cliente. Assim que ele define o modelo de aplicação, vamos iniciar o processo de abertura de conta para que possa ser feita a transferência. Quando o valor cai na conta, eu entro em contato com o cliente para fazermos o primeiro acesso juntos, busco auxiliá-lo como entrar na plataforma, como se faz para tirar relatórios e aplicações, caso tenha intenção dele mesmo fazer os investimentos”, enfatizou.

Depois de todo esse processo, entra a parte de uma assessoria mais efetiva, com acompanhamento frequente como informações sobre o mercado financeiro, que podem interferir na rentabilidade da carteira do cliente. “Sempre estamos em contato com os investidores. Por exemplo, no caso de situações que influenciam a economia, eu vou alertá-los sobre isso e vamos traçar uma nova estratégia com investimentos mais rentáveis. Se aparecer uma oportunidade melhor, vou avisá-lo para que possamos sair de um investimento e entrar em um outro melhor. Essa assessoria é muito favorável para os rendimentos, com um profissional muito qualificado, visando apenas o mercado de investimentos. Aqui trabalhamos extremamente focados para que os nossos clientes possam ganhar muito mais”, finalizou Vladimir Pires Martins Filho.

 

**Jhonatan Tonsic é graduado em Ciências Contábeis. Iniciou a carreira no setor de commodities agrícolas e há 2 anos atua no mercado financeiro como assessor de investimentos na SVN em Maringá.

 

**Vladimir Pires Martins Filho atua há oito anos no mercado financeiro e há 1 anos e 4 meses é assessor de investimentos na SVN em Maringá.

Próximo post