Felipe M. Piller —
Aos poucos, os carros com fontes alternativas de energia ganham espaço no mercado brasileiro. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 1,4% da frota brasileira já é formada por veículos elétricos ou híbridos.
Um automóvel híbrido possui dois motores, um de combustão – movido a combustível fóssil, geralmente gasolina -, e outro elétrico, que auxilia para que o motor a combustão funcione com baixas rotações ou até mesmo nenhuma. Assim, essa categoria de automóveis reduz o consumo de combustível e diminui a emissão de poluentes. Ou seja, estão dentro do grupo de produtos considerados sustentáveis.
O mercado de luxo responde a essa demanda. Algumas das montadoras mais tradicionais do mudo já disponibilizam versões híbridas ou elétricas de clássicos automotivos. Um exemplo é o Porsche Panamera Sport Turismo, que apresenta um motor híbrido com autonomia para percorrer 51 quilômetros sem combustão.
Mas ele não é o único que desfila nas ruas do Brasil. Confira os detalhes desse modelo e de outros cinco carros híbridos que estão disponíveis para compra no mercado brasileiro:
Porsche Panamera Sport Turismo
Motor: 2.9 turbo V6 e o outro elétrico, fornecem juntos 462 cavalos (cv)
Fabricação: Alemanha
Autonomia Elétrica: 51 quilômetros
Preço: A partir de R$ 659 mil
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BMW X5
Motor: 3.0 turbo e o outro elétrico, fornecem juntos 394 cv
Fabricação: Alemanha
Autonomia Elétrica: 48 quilômetros
Preço: A partir de R$ 597 mil
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Volvo XC90
Motor: 2.0 turbo e o outro elétrico, fornecem juntos 407 cv
Fabricação: Suécia
Autonomia Elétrica: 50 quilômetros
Preço: A partir de R$ 454 mil
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Range Rover
Motor: 2.0 16V e o outro elétrico, fornecem juntos 404 cv
Fabricação: Inglaterra
Autonomia Elétrica: 50 quilômetros
Preço: A partir de R$ 777 mil
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Toyota RAV4
Motor: 2.5 16V e o outro elétrico, fornecem juntos 222 cv
Fabricação: Japão
Autonomia Elétrica: 67 quilômetros
Preço: A partir de R$ 271 mil
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BMW Série 7
Motor: 3.0 turbo e o outro elétrico, fornecem juntos 394 cv
Fabricação: Alemanha
Autonomia Elétrica: 58 quilômetros
Preço: A partir de R$ 657 mil
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Investimentos
Um plano assertivo de investimentos pode possibilitar a compra de um carro elétrico ou híbrido. O tempo que o investidor vai demorar para colher a rentabilidade de R$ R$ 660 mil, preço médio dos modelos citados, vai depender do montante disponível para investir e da exposição ao risco que estiver disposto a tomar.
Para tornar esse exercício mais palatável, preparamos uma simulação teórica considerando que o investidor tenha R$ 5 milhões disponíveis para investimento. Listamos três cenários, considerando os perfis conservador, moderado e arrojado.
Confira os valores de rentabilidade:
1- Plano conservador
Rentabilidade média anual: 7%
Tempo estimado para alcançar R$ 660 mil: 24 meses
O investidor que optar pela segurança no plano de investimentos pode considerar colher uma rentabilidade média anual de 7%. Considerando essa base, ele demoraria dois anos para sacar a rentabilidade de R$ 660 mil e comprar uma BMW série 7, por exemplo.
2- Plano moderado
Rentabilidade média anual: 9%
Tempo estimado para alcançar R$ 660 mil: 19 meses
Já o investidor moderado, que aceita ter uma parcela maior de risco no portfólio, pode considerar a rentabilidade de 9% ao ano – e diminuir o tempo para alcançar os R$ 660 mil para 19 meses. Ou seja, em menos de dois anos, ele poderia deslizar pelas ruas do Brasil com o seu silencioso Porsche Panamera.
3- Plano arrojado
Rentabilidade média anual: 12%
Tempo estimado para alcançar R$ 660 mil: 14 meses
O investidor arrojado foca em acelerar a conquista do seu objetivo, por isso aceita correr mais riscos. Com uma rentabilidade anual média de 12%, ele demoraria 14 meses para acumular R$ 660 mil. Com o montante, poderia comprar o BMW X5.
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A simulação acima é meramente teórica. Para desenhar um plano customizado, é necessário entender o perfil de investidor, as metas de cada pessoa ou família e considerar o cenário econômico. Entre em contato com um assessor SVN para mais informações.