Câmbio: conheça o IOF de 13 operações

02 de junho de 2021 Assessoria Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Câmbio: conheça o IOF de 13 operações

Renan Mazzo –

Você sabe qual é a incidência de IOF nas operações de câmbio?

Esta é uma dúvida muito frequente entre as pessoas que vão realizar conversão de moedas estrangeiras (tanto para envios, quanto para recebimentos). A incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos fechamentos de câmbio varia de acordo com o tipo de cada operação.

Vamos conhecer a taxa cobrada sobre as operações mais comuns – tanto para empresas, quanto para pessoa física. Separamos uma lista com a porcentagem do IOF em 13 cenários.

– Importação de Mercadorias / Matéria prima: IOF Isento.

– Exportação de Mercadorias/ Matéria prima: IOF Isento.

– Prestação de Serviços (saída): nos casos em que empresas ou pessoas brasileiras contratam serviços do exterior, o IOF é de 0,38%. Além disso, há incidência de Imposto de Renda (IR) que varia de acordo com o serviço contratado.

– Prestação de Serviços (entrada): caso a empresa esteja cadastrada na junta comercial de sua região como exportadora, o IOF é isento. Caso não esteja cadastrada, há incidência de 0,38%. Neste caso não há incidência de Imposto de Renda.

– Disponibilidade: Envio de recurso para uma conta de mesma titularidade no exterior: IOF de 1,1%.

– Retorno de disponibilidade: no recebimento de recurso de uma conta de mesma titularidade do exterior, o IOF é de 0,38%.

– Fundos de investimentos: envio de recurso para uma conta de investimentos de mesma titularidade em corretora no exterior: IOF de 0,38%.

– Aporte de Capital: envio de recurso de Pessoa Física para conta de empresa no exterior, a qual a pessoa seja sócia, IOF de 0,38% 

– Redução de Capital: recebimento de recurso na conta de Pessoa Física, vindo da conta da empresa no exterior a qual a pessoa seja sócia, o percentual de IOF é de 0,38%.

– Compra de imóvel no exterior: IOF de 0,38%.

– Manutenção de estudante no exterior: IOF de 0,38%.

– Salário: recebimento de salário de empresa do exterior, IOF de 0,38%.

– Ações: recebimento de recurso referente à venda de ações em corretora no exterior, IOF de 0,38%.

Agora que você já sabe quanto será a incidência do IOF em sua operação de câmbio, basta entrar em contato com uma instituição financeira que te auxilie a realizar o processo. É de extrema importância que esta instituição seja segura e confiável, para operacionalizar todas as etapas de acordo com as normas do Banco Central. Os assessores SVN estão preparados para ajudar nas demandas relacionadas ao câmbio. Entre em contato conosco!