Brasileiros investem mais com o avanço de serviços digitais

06 de agosto de 2021 Investimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

Brasileiros investem mais com o avanço de serviços digitais

Beatriz Lopes

No ano passado, devido às restrições do isolamento social causadas pela pandemia do coronavírus, as pessoas tiveram suas oportunidades de lazer reduzidas. Com  comércios e restaurantes fechados, viagens proibidas e o contato com familiares restringido. A limitação de atividades fez diferença nas contas no final do mês para a parcela da população que conseguiu manter a atividade – e o salário integral – trabalhando em home office.

Sem esses gastos adicionais, o dinheiro ficou parado na conta. Esse foi o gatilho para o aumento do interesse pelo tema ‘investimentos’. Muitas pessoas se deram conta, inclusive, que essa é uma ferramenta que pode contribuir para realizar sonhos e garantir uma renda no futuro. 

Segundo dados da pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro de 2020, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), no ano passado, 53% dos brasileiros que investiram aplicaram os recursos em produtos financeiros – no levantamento anterior, esse percentual era de 42%. 

Juros baixos

Para Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, a preferência de investir em produtos financeiros – como fundos e títulos privados  – também se deve à redução da taxa básica de juros. “Isso estimulou as pessoas a diversificarem os seus investimentos na busca por rentabilidade”, afirma.

O crescimento dessas operações também reflete a democratização do acesso a informações sobre investimentos e a facilidade em acessar os produtos por meio das plataformas digitais de investimentos. O contato mais próximo com os assessores de investimentos também contribuiu para esse avanço. 

A facilidade de movimentar os aportes pelos meios digitais, por sua vez, foi citada como motivação por 21% dos entrevistados da pesquisa. Isso reflete a modernização dos sistemas operacionais de instituições financeiras para atender à demanda dos clientes em meio à pandemia. 

Isso mudou também a relação dos assessores de investimentos com os clientes. Na  impossibilidade de visitas pessoais, ligações rotineiras, chamadas de vídeos e mensagens diárias aproximou ainda mais os investidores dos assessores – e, por consequência, aos produtos de investimento. 

—-

A equipe da SVN prioriza a relação próxima com as pessoas e famílias para buscar as melhores estratégias de acordo com os objetivos e perfil de investidor. Para mais informações, entre em contato com um dos nossos assessores.