Expert 2020: Adena Friedman afirma que a essência do capitalismo está mudando

Adena Friedman Expert 2020

Expert 2020: Adena Friedman afirma que a essência do capitalismo está mudando

Expert 2020: Adena Friedman afirma que a essência do capitalismo está mudando 1920 1080 Thomas Mendes

Qual é o futuro do capitalismo? Essa é a questão que Adena Friedman, CEO da Nasdaq, tentou responder durante a Expert 2020.

De acordo com Adena, a pandemia do novo coronavírus criou “uma nova experiência para o consumidor e isso deve permanecer”.

Por isso, a CEO acredita que a essência do capitalismo está mudando. “Nas últimas décadas, nós pensávamos que o único foco da empresa era atender os acionistas. Esse é um papel importante, mas afasta do verdadeiro propósito”, disse.“A verdadeira razão das empresas é expandir a economia para que todos possam ter um padrão de vida melhor”, complementou. Adena Friedman chama isso de “capitalismo cooperativo”.

Dessa maneira, as empresas seriam responsáveis pelos acionistas, pelos funcionários, pela comunidade ao redor e pelos fornecedores. “Entregar retorno [para os acionistas], mas também um padrão de vida melhor e uma economia crescente para que todos possam se beneficiar nesse ecossistema”, concluiu.

Responsabilidade dos governos

Ela ainda enfatizou a responsabilidade dos governos de estabelecerem sistemas sociais que promovam igualdade entre a população. “Educação, saúde (…) Mas isso continua sendo um grande desafio”, explicou.

IPOs

A CEO da Nasdaq também contou que se mostrou surpresa com o número de IPOs em março e abril. Foram 87 IPOs que levantaram 20 bilhões de dólares.
“Logo as empresas perceberam que era possível fazer uma oferta remota, e tivemos uma recuperação grande. Eu não sei nem se a gente vai voltar ao sistema antigo”, disse.