A SVN me dá a oportunidade de fazer coisas que eu acredito

12 de julho de 2021 Sobre a SVN Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

A SVN me dá a oportunidade de fazer coisas que eu acredito

Felipe Piller

A SVN Investimentos tem 15 anos de história, que é formada pela união dos caminhos das 265 pessoas que formam o time.  Alan Dappelfeld, sócio e head de Marketing, apostou no projeto lá atrás, e hoje comemora essa decisão. “A SVN me dá a oportunidade de fazer coisas que eu acredito”, diz.

Ele trabalhava com arquitetura, marketing e buscava um projeto especial para aplicar todo o seu conhecimento. À época, tinha como meta empreender para criar um espaço onde pudesse desenvolver um trabalho alinhado com os seus valores. 

Em meio a essa busca, por um acaso da vida, ele conheceu Felipe Bernardes, sócio-fundador da SVN. Ao ser apresentado ao trabalho do escritório, sentiu que ali teria o ambiente propício para desenvolver um projeto com propósito. 

E assim Dappelfeld começou a sua trajetória na SVN. “Peguei todo o conhecimento que eu tinha em outras áreas e comecei a aplicar no escritório”, diz ele que nunca tinha imaginado trabalhar em um negócio ligado ao mercado financeiro. 

Apesar do segmento, o clima do lugar o agradou. “A primeira impressão que tive quando entrei aqui foi a cultura muito livre, que me dava espaço para fazer tudo que eu achava coerente”, conta. 

A dinâmica do atendimento da SVN também o surpreendeu. Em especial a maneira dos assessores se relacionarem com os clientes. Ele tinha passado por empresas que sempre faziam a vontade do cliente, independente da situação. E, na SVN, entendeu que isso não precisa ser uma regra. 

“A melhor resposta nem sempre é a que o cliente quer ouvir. Essa relação, de igual para igual, de confiança, permite explicar para o investidor o motivo pelo qual às vezes aconselhamos um caminho diferente do que ele tinha pensado”, diz.

Na SVN, o nosso compromisso de propor as melhores opções de investimento de acordo com o perfil de cada pessoa ou família e os objetivos traçados no plano de investimentos é prioridade. “Por isso, pedimos licença para discutir algumas decisões dos investidores”. 

Desafio pessoal

A sua trajetória na SVN reflete os desafios que enfrentou e segue enfrentando de frente. O primeiro deles foi em relação ao dinheiro. “Eu tinha muita vontade de fazer o projeto acontecer, de participar desde o início. No entanto, do ponto de vista financeiro, tive que abrir mão de uma parte dos rendimentos ao fazer um downgrade do salário”, afirma.

“Eu tinha uma renda legal, e passei a ter um quarto disso”, conta. A oportunidade de fazer experimentos para alavancar o projeto foi o principal incentivo para que aceitasse diminuir o seu salário – ao menos naquele momento em que a empresa dava os primeiros passos de crescimento. 

Outro obstáculo que enfrentou foi a relação com o mundo financeiro. Para isso, passou a estudar finanças, conversar com especialistas e, por fim, comemorou a aprovação na prova da Ancord – certificação obrigatória para Agentes Autônomos de Investimentos. (Para fazer parte do contrato social, todos os sócios têm de ter a certificação, exercendo ou não a função). 

Orgulho de fazer parte do time SVN

“Fazer parte do time da SVN é tão amplo e tão profundo que é difícil descrever”, diz Dappelfeld.  Ele usa uma analogia para explicar o seu sentimento. “Sabe quando seu pai diz que você é capaz de andar de bicicleta, mas você não acredita, até que um dia você vai e consegue? A SVN é um lugar que sempre me diz que eu posso, mesmo às vezes eu achando que não posso”, afirma. 

Dessa maneira, ele encontrou espaço para desenvolver – e entender – cada vez mais o seu potencial. Como admirador das artes, da arquitetura e da filosofia, ele resume essa trajetória em uma frase: “Por não saber que era impossível, foi lá e fez!”. Dappelfeld descreve a sua maneira singular de encarar a rotina. “A melhor energia que se pode colocar na SVN é a energia do hoje. Eu faço meu melhor hoje e isso me faz dormir todas as noites com a cabeça tranquila”, conclui. 

A SVN Investimentos tem mais de R$ 9,5 bilhões em patrimônio sob custódia e foi indicada pela XP ao posto de melhor escritório de investimento do país no Brazil Advisor Awards 2021 – o maior evento do mercado financeiro do País. Caio Copetti, sócio-fundador, também concorre como o melhor assessor do Brasil. Para toda a equipe da SVN esse reconhecimento já é uma vitória! 

Confira o vídeo com o depoimento de Alan Dappelfeld: