7 motivos para não investir com o seu banco

28 de abril de 2022 AssessoriaInvestimentos Básico

  • SVN Invest
  • SVN Invest

    Editor

7 motivos para não investir com o seu banco

Boris Bellini*–

Quando os brasileiros precisam de produtos ou serviços financeiros, ainda é comum recorrerem aos bancos. Porém, a assessoria de investimentos ganha cada vez mais relevância neste segmento. Não é por acaso, uma vez que os escritórios oferecem serviços customizados e um cardápio de opções muito mais completo do que as instituições financeiras tradicionais. 

Ao abraçarem uma carteira menor de clientes, os assessores são capazes de proporcionar um plano personalizado de investimentos de acordo com o perfil e os objetivos de cada cliente. Além disso, esses profissionais são especialistas no segmento. Na prática, acompanham os movimentos do mercado e sabem, portanto, identificar as oportunidades de maneira mais assertiva que um gerente de banco, por exemplo, que divide a atenção com diversas outras demandas.

Listamos 7 motivos para investir com uma assessoria:

1 Expertise

Os bancos tradicionais trabalham com diversos serviços – empréstimos, conta corrente, cartão de crédito e financiamento são só alguns exemplos. Escritórios de investimento  são totalmente dedicados a aplicações financeiras. Por isso, podem desenvolver uma expertise muito maior no assunto.

O foco nos investimentos pode ser demonstrado por números. Por exemplo: na SVN, os assessores operam por meio da plataforma da XP que oferece produtos de mais de 100 bancos, mais de 400 fundos de investimento, papéis negociados na Bolsa de Valores e ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto.

2 Acesso a informações

A assessoria de investimentos não oferece apenas recomendações de aportes. Muito mais do que isso, os clientes podem aprender conceitos de finanças, entender como são feitas análises econômicas e políticas e saber o que cada movimento pode mudar na sua carteira.

Essa relação próxima faz com que o assessor ocupe uma posição de ‘médico da família’. Ou seja, a pessoa que conhece as dores e os anseios de cada indivíduo e se empenha em construir uma relação de longo prazo – como um verdadeiro parceiro na vida financeira.

3 Transparência

Os assessores de investimentos acessam o mercado por meio da plataforma da XP. Quando o cliente abre conta na instituição, ele também pode visualizar todo o cardápio de produtos e contar com a ajuda do profissional para escolher a melhor opção.

O investidor pode optar receber um material mensal com extratos e resumo do cenário político e econômico que impactou os investimentos. O contato com o assessor é direto, o que possibilita esclarecer dúvidas ou contar com a parceria para reavaliar alguma estratégia.

4 Personalização do atendimento

Gerentes de banco costumam lidar com centenas de pessoas enquanto recebem outras demandas, como bater metas de produtos vendidos.

Já na assessoria de investimentos, cada profissional trabalha com um número limitado de clientes para que possam oferecer um serviço dedicado exclusivamente a cada um. As sugestões são feitas de acordo com o perfil do investidor, os objetivos e as necessidades de cada pessoa.

5 Ajuda de um profissional certificado

A profissão de Assessor Autônomo de Investimentos segue regras estipuladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – autarquia que funciona como um xerife do mercado financeiro. Entre as normas, está a obrigação do profissional ter certificação ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

Para cumprir com o requisito, é necessário bom desempenho em uma prova organizada pela própria Associação. Nela, são analisados conhecimentos em sistema financeiro nacional, código de conduta, administração de riscos e matemática financeira.

6 Estrutura de análise

Como parte do trabalho dedicado integralmente a investimentos, os assessores contam com a parceria de grandes gestores e casas de análise para ter acesso às melhores oportunidades do mercado.

Essa estrutura, junto ao conhecimento prévio e acompanhamento do noticiário econômico, se traduz na oferta dos melhores produtos do mercado de acordo com o cenário político e econômico. 

7 Maior oferta de produtos

Os bancos costumam oferecer seus próprios produtos financeiros ao lado de opções básicas, como os títulos do Tesouro Direto. Já o assessor de investimentos, com o apoio  da plataforma da XP, acessa os principais produtos do mercado – produtos de inúmeros bancos e centenas de fundos de investimentos.

A equipe da SVN prioriza a relação próxima com as pessoas, famílias e empresas para buscar as melhores estratégias de acordo com os objetivos e perfil do investidor. Para mais informações, entre em contato com um dos nossos assessores.

*Sob supervisão de Priscilla Arroyo